VOCÊ TEM UM PROJETO DE VIDA?

VOCÊ TEM UM PROJETO DE VIDA?

janeiro 9th, 2017
Diversos

INTRODUÇÃO:

Iniciamos o ano, com todo ministério engajado no projeto de vida realizado nos dias 01 a 12 de Janeiro. Quando falamos de projeto, a mente busca colocar as coisas em seu devido lugar. Projeto é uma palavra oriunda do termo latim (projectum) que significa: Algo lançado á frente; um plano geral de uma determinada obra. Um projeto consta de peças desenhadas, memória descritiva, medições, orçamento, pesquisa, metodologia, formulação do problema, áreas que devem ser abordadas, para ser executado a curto, médio e longo prazo. Projeto fala do futuro: Início, meio e fim, ou seja, planejar, executar e concluir.
O projeto de vida que realizamos anualmente é uma forma de orientar o povo de Deus a ficar sintonizado com o futuro do próximo ano. O projeto de vida dá rumo, direção a seguir.

Você tem projeto de vida?

1. PROJETANDO MINHA VIDA NA PRESENÇA DO SENHOR
O povo de Deus em primeira mão sabe que o nosso projeto para alcançar êxito precisa ser planejado na presença de Deus. Do homem são as preparações do coração, mas, do Senhor, a resposta da boca, Pr 16.1.

a) Fazendo minha parte no projeto. A parte que nos cabe é fazer em oração um projeto dentro de nossas expectativas: vida espiritual, sentimental, financeira, sonhos, desejos, objetivos etc. Há um provérbio popular: Fazemos a nossa parte que Deus fará a sua. Muitos crentes querem receber sem executar as ações pertinentes, estão dizendo sempre: irmãos, 6 ora por nós.

b) Dando vida ao meu projeto. O projeto pronto, aprovado, irá para execução com oração, jejum, meditação, realização. O dono do projeto precisa empregar o uso das ferramentas para dar vida ao seu projeto. Se ficar na gaveta, no almoxarifado, no cofre, não produzirá os resultados esperado.

c) O projeto é o caminho mais curto e mais seguro para chegarmos onde queremos. O jovem José, filho de Jacó, ao assumir a governadoria do Egito, a primeira coisa que ele fez foi andar em todas as terras do Egito e projetar a semeadura para sete anos. Em seguida ele começou executar a construção de celeiros para acolher a produção do País neste período. Durante o período de abundância ele soube poupar com prudência. Será que todas as famílias do Egito não sabiam disso? Quando examinamos a vida das famílias do Egito, ninguém poupou para vencer a crise anunciada. Só José acreditava e por isso chegou aonde queria.

2. O QUE É PROJETO DE VIDA?
A Igreja Assembleia de Deus Madureira incentiva os membros e congregados a fazerem o projeto de vida para o ano seguinte, neste caso, agora o projeto de vida para 2017. Os crentes são orientados a fazer uma lista de sonhos, desejos, necessidades, objetivos nas áreas desejadas e durante a execução do projeto recebe a oração dos pastores do dia 1º até 12º dias de Janeiro no início do mês e os membros, congregados e amigos vão depositar numa urna improvisada estes pedidos para serem á apresentados ao Senhor.

a) Projeto de vida com oração. O que eu tenho que mudar? O que não está funcionando na minha vida que precisa mudar? O que eu tenho que manter como está? A fim de manter o que está funcionando, o que faz sentido na minha vida? O que está funcionando, mas poderia ser melhor? Após estas indagações selecionar nossas prioridades em oração.

b) Projeto de vida com fé. Estabelecer metas: Pessoal, profissional, familiar, saúde espiritual, educação, férias, lazer, etc.

c) Projeto de vida com determinação. Expectativa de futuro: Visão sem ação não passa de sonho. Ação sem visão é só passatempo. Visão com ação pode mudar o mundo. (Loren Eislen).

3. O PLANEJAMENTO DE UM PROJETO DE VIDA.
O projeto será planejado conforme Lc 14.28-32. Qualquer projeto que iremos executar, precisamos seriamente usar os princípios bíblicos apresentados neste texto. Temos uma chance muito grande de nosso projeto dar certo, ser viável, ser concluído, ser um sucesso.

a) Princípios vistos, erros corrigidos. Quando planejamos temos uma grande vantagem de prever os acertos e os possíveis erros do projeto. Acontece que muitas pessoas não se cuidam do planejamento e depois se decepcionam quando o projeto não apresenta resultado satisfatório. Planeja, simula, enxuga o projeto.

b) Princípios vistos, objetivos determinados. Precisamos de orientações como aplicar estes princípios vitais que objetivam o sucesso do projeto. O que você quer de Deus para sua vida neste projeto de vida 2017? Objetivos determinados, Pr 19.21.

c) Confia no Senhor e Ele cumprirá os desejos de seu coração. Faça o seu projeto de vida na vertical, ligado em Deus e na sua Palavra, porque Deus não irá aprovar nada que fuja dos princípios bíblicos. O projeto do cristão precisa ser contemplado com a vontade de Deus. O projeto bem sucedido é aquele que cabe dentro das promessas de Deus em sua Palavra. Deixem de lado os achismos e vamos ficar com a Palavra absoluta de Deus.

CONCLUSÃO
É Deus que sabe que pensamentos têm a respeito de nós, pensamentos de bem e não de mal, para o nos dar o fim que desejamos (Jr 29.11). Depende de nossa fidelidade ao Senhor, pois, Ele quer o nosso bem, nosso êxito.

Pastor Bertiê Magalhães
Presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério Madureira em Anápolis-Go

 

Mensagens
Curta Nossa Página