O CRENTE CUIDANDO DE SUA VIDA CRISTÃ

O CRENTE CUIDANDO DE SUA VIDA CRISTÃ

setembro 16th, 2021
Simone Machado

O crente, cuidando de sua vida de cristã – Filipenses 4.1-23

A cidade de Filipos, fica na Macedônia oriental, a 16 km do Mar Egeu. Seu nome tem origem na homenagem a Filipe II da Macedônia, pai de Alexandre Magno. Nos dias do apóstolo Paulo, a cidade romana privilegiada, havia ali uma guarnição militar, ou seja um corpo de tropa aquartelado para dar proteção a população.
A Igreja em Filipos foi fundada pelo apóstolo e missionário Paulo e sua equipe de cooperadores (Silas, Lucas, Timóteo). A Igreja prosperou, cresceu em Filipos, e por várias vezes o apóstolo visitou aquela obra, tornando um elo de comunhão e amizade entre eles, e por esta razão, a Igreja se reuniu para enviar ajuda financeira à Paulo 2º Coríntios 11.9; Filipenses 4.15,16. Esta Igreja financiava os trabalhos missionários de Paulo, foi iniciativa da própria Igreja, 4.17-19, Deus recompensará, e suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus; 2º Coríntios 9.8. A semeadura frutificará, doando e distribuindo o nosso celeiro sempre estará cheio.

Paulo escreve esta carta da prisão, certamente de Roma, Atos 28.16-31, o propósito desta carta é agradecer a oferta generosa enviada dos crentes de Filipos a ele o apóstolo Paulo, e também informar o seu estado pessoal, aproveitando para incentivar o progresso da fé, esforçando-os, para conhecer melhor o Senhor, conservando a UNIDADE, HUMILDADE, COMUNHÃO E PAZ, confio que sairei vitorioso da prisão.

Esta carta é chamada de “Carta da Alegria”, há entre os crentes de Filipos e o apóstolo Paulo um profundo relacionamento de comunhão; e também uma vida de comunhão de Paulo e Cristo, resultando na expressão de Paulo: Regozijai-vos, sempre no Senhor; outra vez vos digo: Regozijai-vos, Filipenses 4.4

Escolhemos o capítulo 04 desta carta apostólica para nossa meditação. No primeiro versículo, o apóstolo Paulo demonstra afetividade com a Igreja, e sua maior alegria é saber da firmeza dos crentes em Cristo, ele cita aqui, Evódia e Síntique certamente eram líderes naquela comunidade cristã, que elas sentissem a mesma alegria que ele, resolvendo suas diferenças.

Paulo faz um apelo veemente ao pastor da Igreja que ajudassem as mulheres que trabalharam comigo no evangelho e com Clemente, com outros cooperadores, cujos nomes estão escritos no LIVRO DA VIDA. Paulo cita estas mulheres que trabalharam comigo, ele estava assegurando junto ao líder local, que estas mulheres são do começo do trabalho, que ajudou a construir a obra em Filipos, mulheres servas de Deus, trabalhadeiras e de vida exemplar, que diferenças devem ser superadas e mantida a UNIDADE.

Regozijai-vos, regozijai-vos, é mesmo que dizer: muita alegria, contentamento, satisfação. Alegria é uma porção do fruto do Espírito; o gozo é uma satisfação que supera à alegria, um estado envolvendo as faculdades da emoção que atinge a alma e o espírito humano. Paulo diz nesta carta: Regozijai-vos, duas vezes, enfatizando que os crentes continuassem com o mesmo sentimento que começaram a caminhada da fé. Os cristãos filipenses, eram amorosos, atenciosos, dedicados, a alegria era a marca registrada da COMUNIDADE.

A Igreja em todo tempo e em todos lugares enfrentou adversidades, o povo de Deus semeia a boa semente e o diabo semeia o joio. Temos os pastores e os mercenários. Em Israel várias vezes, Deus denuncia os pastores, os profetas e os sacerdotes. Mas denuncia também o seu próprio povo por sua rebeldia. A Igreja de Filipo enfrentava os mestres judaizantes, os cristãos corriam o perigo de se desviar buscando cumprir com regras do antigo pacto.
Não estamos isentos, é realidade a consagração destes símbolos nas chamadas Igrejas deste século, com roupagem de joio, aparentemente se confundem com o trigo. Um sincretismo religioso e litúrgico, cristianismo misturado com espiritismo, com idolatria, um evangelho fraudulento, enganador.

Paulo admoesta os filipenses, a Igreja de Cristo naquela cidade, CUIDE DE SUA VIDA CRISTÃ, guardando os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo, se há alguma virtude, e se há algum louvor nisso pensai, em: Tudo que é verdadeiro, tudo que é honesto, tudo que é justo, tudo que é puro, tudo que é amável, tudo que é de boa fama.
O que você aprendeu, recebeu, ouviu, e viu em mim, isto fazei: e o Deus de paz será convosco. Quando o crente fica ansioso, insatisfeito, aborrecido, desanimado, querendo mudar o seu visual, muda isto, muda aquilo, quer fazer uma mudança completa alegando liberdade e felicidade, na verdade este cristão abriu brecha para o pecado do mundanismo em sua vida. É o pecado que desassossega nossa alma, nosso espírito, nos enfastia da Palavra de Deus, dos cultos, e começamos a ver muitos defeitos nos pastores e irmãos.
Paulo em 4.13, disse: Posso todas as coisas Naquele que me fortalece. Sei viver nas adversidades e na paz; na escassez e na abundância, sei estar abatido e ser revigorado.

Igreja de Filipo, quando parti da Macedônia, nenhuma Igreja comunicou comigo, com respeito a dar e receber, SENÃO VÓS SOMENTE. Vocês nunca esqueceram de mim, sempre me sustentou; não procurei dádivas, mas procuro o fruto que aumente a vossa conta. Vocês são amorosos, piedosos, compreensivos e por isto tenho abundância. Estou bem na prisão, não me falta nada, e tudo que vocês me enviaram por mãos dos cooperadores, foi recebido como cheiro de suavidade e sacrifício agradável e aprazível a Deus.

Filipenses 4.19, Antes das saudações finais deste capítulo, Paulo assegura aos irmãos de Filipos: O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Jesus Cristo. O que vocês estão fazendo por mim, Deus fará por vocês muito mais, e nada vos faltará.
Nossa saudação cristã a todos irmãos em Filipo, os cooperadores que estão comigo enviam também saudações, e os que trabalham no palácio de César, não se esqueçam deles.

CUIDEM DE SUA VIDA CRISTÃ.
A GRAÇA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, seja com vós todos. AMÉM.

Pastor Bertiê Adais Magalhães

Presidente

Mensagens
Curta Nossa Página