FAMÍLIA FELIZ EDIFICADA SOBRE A ROCHA

FAMÍLIA FELIZ EDIFICADA SOBRE A ROCHA

Outubro 11th, 2017
Diversos
0

Família feliz edificada sobre a Rocha, MT 7.24-29.

INTRODUÇÃO

Estudando a parábola registrada em MT 7.24-29, somos advertidos sobre o perigo de construir nossa casa (lar, família) sobre a areia, ou seja, construir nossa família em alicerces fracos, sob a influência de valores desta sociedade caída e completamente destituída do temor de Deus.

1. O Perigo de construir nossa família sobre os pilares humanos.
Os valores adotados pela sociedade pós-moderna não são os valores milenares apontados pelas Sagradas Escrituras.
1.1 Os pilares em que a sociedade constrói sua família.
Os valores são claros e bem definidos: 1º: Uma família secularizada em busca do saber humano como o maior troféu do homem terreno. 2º: O amor ao dinheiro, que o homem busca de forma incansável e dedica sua vida, seu melhor, seu maior esforço, até mesmo em detrimento da fé, da comunhão e da eternidade. 3º: Falta de disciplina, quando os valores humanos são mais importantes do que os de Deus. Ai está o retrato de famílias com fundamentos frágeis e alicerces fracos, que desabarão com a chegada das tempestades.

1.2 Casas edificadas sobre areia não ficam de pé nas tempestades As famílias deste século vêm mostrando o quanto sua estrutura está enfraquecida. Os valores adotados pelos homens foram extraídos de seus corações e mentes corrompidas e levianas, que nada tem de haver com os ensinos do mestre da Galileia. O retrato disso são os divórcios (Mt 19.8,9), infidelidade conjugal, falta de perdão, violência, filhos perdidos nas drogas e na prostituição, falta de limites na educação dos filhos, roupas sensuais, mulheres vestidas com roupas masculinas e vice versa; uma geração de efeminados e masculinizadas; rebeldes, indiferentes e insubmissos às autoridades.

1.3 Casas edificadas sobre areia desabam.
Muitas famílias já estão vivendo este desabamento moral, social e espiritual. Quantas famílias estão pedindo socorro, debaixo de escombros, soterrados e asfixiados. Em famílias inteiras este quadro se agrava, num cenário de terror por todos os lados. Ao passar a tempestade, fica rastro de caos, luto e prejuízos incalculáveis. O nosso maior bem é a família, nosso lar, nossa casa.
É preciso juízo a todos os que pretendem edificar sua casa; o caminho certo é construir nossa casa sobre a Rocha. Esta Rocha é a pedra de esquina, que foi testada no fogo e na água, suportando altas e baixas temperaturas, não estourando ou trincando, ideal para sustentar o edifício. A pedra testada é Cristo.

2. A segurança de construir Casas edificadas sobre a Rocha
O homem prudente edifica a sua casa (lar, família) pela planta dada pelo engenheiro do Universo, quem assim procede não fracassa e sua casa não desaba. Edificar a casa sobre a Rocha significa construir uma família em alicerces sólidos, tendo Jesus, a Rocha Eterna, como a Cabeça de Esquina, Lucas 20.17, que sustenta a edificação. É uma família cujos valores estão baseados na Palavra de Deus e não nos valores humanos da sociedade.

2.1 Uma família edificada na Rocha, que é Cristo.
Nesta família manifesta o temor a Deus em sua convivência familiar; prevalece a unidade; não falta a meditação da Palavra de Deus diariamente, SL 119.97-104; a família está aos pés de Cristo pela oração; mesmo havendo falhas, pois a família não é perfeita, a um sentimento de unanimidade em fazer acertos com a vontade soberana de Deus.

2.2 Uma família edificada em Cristo, permanece inabalável.
As influências negativas do mundo em que vivemos, suas modas gerenciadas pelo espírito de satanás, seu modelo de vida imoral, com certeza, a família que edificou sua casa sobre a Rocha, estão blindadas, portas fechadas e não minadas, não tem muros fendidos, portas queimadas a fogo, pelo contrário estão em segurança.
Quando as tempestades chegam, a família que edificou sua casa na Rocha não se atemoriza.
Os noticiários informam constantemente da evacuação de famílias de cidades inteiras pelas chegadas das tempestades com velocidade acima de 200km/h, vem destruindo tudo e todos e isto tem chegado no Sul do Brasil. Os telhados são retirados como papel de brincadeira, retorcidos, paredes desabam, racham, fazem entulhos, soterram famílias inteiras. Meditando nesta situação, creio que o mundo espiritual não é diferente. O pai de família para construir sua casa deve consultar e praticar toda orientação do grande engenheiro celestial, o nosso grande Deus.
Um conselho: Edifica sua casa (lar, família) nos ensinamentos de Jesus e sua casa suportará qualquer tempestade desta vida. A bíblia está repleta de exemplos: Daniel, 1.8; Ester, seu papel decisivo para salvar seu povo; o grande líder Josué e muitos outros. Família feliz é aquela edificada sobre a rocha. Como está a sua família? Está edificada sobre a rocha ou sobre a areia?

3. Família – projeto de Deus.

O diabo tem feito muitos estragos nas famílias, mas cremos que, durante estes estudos, estaremos contribuindo com a edificação de sua família.

3.1 Deus – o criador da família.
O Senhor criou a família e a projetou para que fosse abençoada em todos seus aspectos. Gn 2.18-24. O diabo tem utilizado as mesmas armas milenares: desobediência e rebeldia contra a autoridade, para fazer da família um vale de lágrimas, um mar de sofrimento, não foi assim no princípio o propósito e objetivo de Deus.

3.1 O perigo de o pecado entrar na casa. O pecado entrou no jardim (casa do homem) no Éden e provocou a sua queda, por esta razão todas as famílias em todos os tempos foram atingidas.

3.2 O perigo do engano do diabo.
Por trás de tudo isso estava, evidentemente, satanás, que enganou Eva e ela convenceu seu marido a comer do fruto da árvore que Deus havia dito para não comer, causando prejuízos irreparáveis, como a morte — o maior inimigo do homem.

Conclusão
A família não será destruída por completo, por ser um plano de Deus. Por intermédio da família Deus suscitou a vinda do Messias, que esmagou a cabeça de satanás. Gn 3.15. Hoje somos consolados e ternamente abençoados, porque em Jesus nossa casa será uma casa de benção, uma casa de Júbilo.

Pr. Bertiê Magalhães
Presidente da Igreja Assembleia de Deus Ministério Madureira em Anápolis-Go

 

Deixe seu Comentário

Mensagens
Curta Nossa Página
Facebook By Weblizar Powered By Weblizar